​Por que os relacionamentos já não duram tanto?

Crescemos e vivemos sendo condicionados a pensar em um ideal de ‘’par perfeito’’. Mas você já se perguntou o motivo de os relacionamentos não serem mais tão duradouros?

Seja por razões religiosas, orientações dos pais ou contos de fadas, a maioria de nós carrega desde a infância o anseio por um final feliz ao encontrar a ”tampa da nossa panela”. Aí vem a pergunta: mas, por que os relacionamentos já não duram tanto? Veja o que explica a psicóloga Maitê Hammoud.

Mesmo nos dias de hoje, com inúmeras pesquisas e conceitos, nenhum estudo científico conseguiria mensurar a durabilidade de um sentimento tão complexo e abstrato como o amor. No entanto, podemos pensar sobre os motivos de os relacionamentos não serem mais tão duradouros.

Vivemos na era digital, na qual em apenas um clique encontramos e compramos tudo aquilo que está em nossos pensamentos, e isso não é diferente com os relacionamentos. Para aqueles que buscam seu par perfeito, existe uma infinidade de aplicativos que proporcionam o encontro de pessoas compatíveis. Porém, você já parou para pensar que a ansiedade pode fazer com que você seja traiçoeiro consigo mesmo?

​Por que os relacionamentos já não duram tanto?

Os aplicativos promovem uma intimidade quase instantânea, favorecendo relacionamentos intensos e muitas vezes de curta durabilidade. Isso porque talvez atualmente o fato de procurar o par perfeito esteja semelhante a comprar um par de tênis, fazendo com que as pessoas se tornem descartáveis diante das decepções.

Seria impossível escrever sobre fórmulas ou receitas para fazer com que ”o amor dure mais”. Mas é possível pensar que a atualidade dinâmica na qual vivemos, e que oferta tantas possibilidades, também faz com que desistamos mais facilmente frente às dificuldades. Este pensamento se aplica também à facilidade dos divórcios e ainda à nossa emergência em atingir os altos padrões de felicidade.

No entanto, é preciso lembrar que relacionamentos exigem investimentos, cuidados diários, concessões, acordos, prazer e lealdade.

Tanto o amor como os relacionamentos dão muito trabalho, sendo preciso encontrar recursos para fazer com que tais investimentos deem certo, superando dificuldades e seguindo adiante, ao invés de correr na direção oposta.

Como a psicologia pode ajudar em casos assim?

A psicoterapia pode auxiliar em seu fortalecimento emocional e no processo de autoconhecimento. A sintonia com nossos sentimentos e desejos pode ser um alicerce para o investimento diário que o relacionamento demanda.

Em casos nos quais o relacionamento se encontra desgastado, a terapia de casal pode ajudar. O psicólogo será um mediador do diálogo entre o casal, proporcionando o entendimento, a harmonia e o equilíbrio das questões que possam estar atrapalhando.

Seja tolerante e paciente com as diferenças. O diálogo e a flexibilidade são a chave para um relacionamento bem sucedido.

Compartilhe:
Avatar
Maitê Hammoud
maitehammoud@hotmail.com