O que é personalidade histriônica?
O histriônico é aquele que anseia, o tempo todo, ser foco de atenção. Os comportamentos que caracterizam o transtorno desgastam as relações e geram inúmeros problemas. Saiba mais a seguir.
Com certeza você já deve ter conhecido alguém que parece sentir-se em uma passarela constante, sempre em busca do brilho dos holofotes e de atenção. Pessoas teatrais e dramáticas, mas que contagiam com sua energia e suas histórias de vida; que abrangem um pouco de tudo e que têm inúmeros conhecidos, passando a impressão de superioridade.
Antes de você se sentir “sem sal” com suas experiências finitas e limitações, vale a leitura deste artigo da psicóloga Maitê Hammoud! Você pode estar diante de alguém com transtorno de personalidade histriônica.
O que é o transtorno de personalidade histriônica?
Pessoas que sofrem deste transtorno possuem grande habilidade para comover aqueles que estão ao seu redor tendo, tendo como característica mais marcante a busca excessiva e constante por atenção.
Podem ser exibidos traços da personalidade durante a adolescência, mas seu início costuma ser no início da vida adulta. Por estarem sempre em busca de elogios e atenção, investem muito tempo e dinheiro nos cuidados com sua aparência, sendo extremamente vaidosos.
Costumam envergonhar familiares e vizinhos pela exibição pública excessiva de suas emoções e, embora sejam intensos, ligam e desligam suas emoções em uma fração de segundos, fazendo com que sejam vistos como pessoas dissimuladas.
Por um lado, são altamente vulneráveis e autocríticos, uma simples fotografia que não atenda suas expectativas poder ser razão para o sofrimento. Por outro, são entusiasmados e estão sempre em busca de novidades, estímulos e excitação, se entediando facilmente com a rotina.
Quais as características da personalidade histriônica?
De todos os comportamentos que podem definir a pessoa com transtorno de personalidade histriônica, listamos a seguir os cinco principais:
1) Desconforto em situações que não é o centro das atenções
Pessoas histriônicas simplesmente não conseguem tolerar a sensação de desconforto quando não são o centro das atenções. Sempre utilizam de algum artifício para roubar a cena. Em ocasiões em que a atenção costuma estar dirigida para outra pessoa, como um casamento ou batizado, sua intolerância pode ser desastrosa, fazendo com que o histriônico não meça esforços para estar em evidência.
2) Atributos sedutores
Qualquer artifício que possa mobilizar para si os olhares são válidos para esta pessoa. Por isso, ao se relacionar com os demais, o comportamento costuma ser sexualmente sedutor e provocativo. Se trata daquela pessoa que passa sempre a impressão de estar flertando, fazendo-se de vítima quando abordada com segundas intenções.
Por esta razão, possuem grande dificuldade em ter amigos do mesmo sexo. Seus comportamentos sedutores são vistos como ameaçadores ou inadequados, e o histriônico acaba sendo constantemente o pivô em discussões e rompimentos nos relacionamentos de quem está próximo.
3) Dramatização e teatralidade
O histriônico parece ter nascido para as artes cênicas. Embora suas emoções sejam superficiais (por serem encenadas), a expressão das mesmas costuma ser exagerada. São teatrais, dramáticos e contagiantes pelo seu vigor e entusiasmo.
Corriqueiramente, a busca de atenção faz com que os esforços e obstáculos não sejam um empecilho para estar em evidência, levando-o a, frequentemente, dramatizarem situações em que são vítimas ou heróis: dramatizam brigas e, até mesmo, se perdem da realidade com seus relatos de fatos inventados intencionalmente para despertar curiosidade e atenção.
4) Sugestionável
Seus discursos costumam ser impressionistas, mas pobres em detalhes. Isso o mantém em uma zona de conforto, sem que precise aprofundar nenhum assunto que não domine, porém, mesmo sem domínio pleno daquilo que está contando, fala com propriedade, transmitindo convicção para os ouvintes.
Onde o histriônico costuma se contradizer é pelo fato de ser sugestionável. Devido à fragilidade de sua personalidade insegura e fragmentada, tende a ser influenciado na busca recorrente por aceitação, aprovação e até mesmo por não dominar os assuntos que aborda. É levado facilmente pelos palpites de terceiros, que se transformam rapidamente em convicções.
Trata-se de alguém camaleônico: como seu foco é a busca de atenção, se adapta à necessidade do meio em que está inserido para se manter em evidência. Isso faz com que tenha facilidade para moldar seu comportamento, adotando novos gostos, vestimentas ou hobbies.
5) “Sabe tudo”, também nos relacionamentos
Consideram suas relações pessoais mais íntimas do que são na verdade. Fala dos outros com muita intimidade e propriedade e, por serem entusiasmados, acessíveis e sedutores, fazem amizades com facilidade, tornando-se um “amigo de infância” quase de maneira instantânea.
Mas no que se diz respeito a manter as relações, o movimento costuma ser o inverso, devido a seu funcionamento. Sejam nas relações sociais ou afetivas, as pessoas costumam se afastar por suas exigências constantes de atenção e por sua necessidade de controle ser manipuladora.
Apoio profissional e cuidados
O significado da palavra histriônico vem de histérico, que é aquele que se comporta de maneira exagerada, buscando ser o centro das atenções. Um dos adjetivos para a palavra é histrião, que é um termo dos antigos romanos para os comediantes que representavam farsas populares da época, sendo adotado na atualidade como adjetivo de pessoas farsistas.
É indicado que pessoas que sofrem do transtorno de personalidade histriônica estejam em acompanhamento psicológico, principalmente pelo fato de estarem mais propensas para o desenvolvimento de quadros depressivos, decorrentes dos abandonos constantes e por serem vulneráveis a críticas e reprovação.